[Brasil] McDonald’s fortalece seu compromisso com a reciclagem e impacta positivamente o meio ambiente
[Brasil] McDonald’s fortalece seu compromisso com a reciclagem e impacta positivamente o meio ambiente
São Paulo, Brasil. Maio de 2024 – No Dia da Reciclagem, 17 de maio, a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, reforça seu compromisso com o meio ambiente e a educação para a sustentabilidade por meio de uma série de iniciativas que fazem parte de sua estratégia ESG, a Receita do Futuro.
Investindo no potencial da economia circular, a empresa tem buscado constantemente soluções inovadoras para acelerar a transição para embalagens recicladas, renováveis e de origem certificada. “Estamos empenhados em promover práticas pela reciclagem e economia circular, que além de poupar os recursos naturais, melhorem a vida das comunidades onde atuamos, criando oportunidades de inclusão, empregos e renda”, afirma Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados Brasil.
Reciclagem de óleo
Uma das iniciativas de destaque é a reciclagem do óleo vegetal, presente em 100% dos restaurantes. Segundo dados fornecidos pela Sabesp, quando descartado de forma incorreta, no ralo de pia ou no solo, alcançando os lençóis freáticos, 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Atualmente, 100% do óleo utilizado nas cozinhas McDonald’s é reciclado, direcionando o resíduo para o destino correto, contribuindo para a produção de biodiesel, ração animal e produtos de limpeza, e ainda promovendo a redução das emissões de CO2.
Reciclagem de alimentos: Big Mac que vira manjericão
Para estimular a separação adequada dos resíduos no momento de descarte, com o reforço de telas com orientações em vídeo para levar educação ambiental aos clientes, na unidade mais sustentável do Brasil, localizada na região da Avenida Paulista, os resíduos orgânicos são processados numa composteira e transformados em adubo para cultivo de temperos na Horta do Méqui, implementada na unidade, possibilitando que os colaboradores levem condimentos in natura para casa. Nessa mesma unidade, até a borra do café é doada aos clientes, pois é uma forma de reaproveitar um insumo natural com muitos nutrientes como adubo. Como incentivo à educação ambiental, mais de 260 crianças e jovens de escolas públicas já conheceram de perto a economia circular de alimentos neste restaurante. Além dessa unidade, o McDonalds’s tem mais de 250 restaurantes em São Paulo que são aterro zero.
Para os alimentos fora do padrão comercial da empresa, mas ainda em perfeitas condições para o consumo, como pães, carne, tortinhas, e partes do tomate, também há um final feliz: são doados e ajudam a alimentar àqueles em situação de vulnerabilidade social, através da startup social Comida Invisível, que conecta as doações a ONGS. Já foram doadas mais de 17 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de 90 mil pratos de comida.
Logística Reversa: copos e uniformes são insumos para novos produtos
Soluções de logística reversa também estão no radar da Arcos Dorados, para ampliar o tempo de vida dos materiais que fazem parte das operações, como os copos – desde o início da ação, até abril de 2024, mais de 370 mil já foram reciclados. Para engajar os clientes nessa jornada de responsabilidade ambiental, alguns dos restaurantes contam com lixeiras educativas, com espaços de diferentes tamanhos e formas para o descarte correto de cada resíduo, otimizando assim a separação do lixo para alcançar maior reaproveitamento. E em parceria com a líder global em soluções para cadeias de suprimentos, a Martin Brower, e com a Ideal Work (fornecedor de uniformes), a companhia recupera e transforma uniformes em aventais utilizados em algumas unidades de McCafé, através de uma técnica de desfibramento. “A reciclagem é uma parte fundamental de nossos esforços para promover a sustentabilidade em todas as nossas operações. Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo e implementando práticas que contribuam para um futuro mais sustentável e justo para todos”, destaca Marie.